sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uma paródia de ferias

Lá vão as manas passear. Organizam-se as coisas, os roteiros e os carros. O que levar, e quem vai com quem e em que carro. Saíram três. Meu sobrinho no seu Seat, minha irmã no seu Opel e eu no meu Kia. Primeiro sinal de que aquelas ferias iam ser uma paródia...o Opel, o carro mais novo, com apenas oito meses avaria. Como temos tudo pago em Espanha não se pode desistir. Deixa-se o carro avariado até segunda e reorganizam-se os carros. 12 pessoas para dois carros. Claro, matemática fácil :-) vão dois a mais. Mas...á bom português lá se divide as crianças para dois carros e ninguém vai apertado, embora já a desrespeitar a lei :-)  Oito da manhã, IC8 meu carro avaria. Hem??? Quê??? OH não....
Pois, 12 pessoas, um carro...lá ligo para seguradora e combino com eles levaram-nos a Elvas, sendo que eram menos km do que regressar a casa. Lá fomos de táxi, carrinha de 9 lugares ( menos mal :-) ) para Elvas. Meu carro segue para parque na Sertã. E acreditem lá ficou até ontem...
Bem, solicito ao motorista do táxi que nos leve a Badajoz, pois tínhamos tudo pago e assumimos o valor extra. E não é que o homem tinha compromissos e resolve nos deixar no lado errado de Badajoz??? Resultado, lá vai meu sobrinho fazer varias viagens, tentar encontrar a dito parque aquático. Três viagens...sim três viagens. Muito calor, crianças a resmungar. Os adultos a começar a perder a calma...
Lá passamos o dia no parque, foi fantástico não nego, mas quando saímos tivemos o seguinte : 12 camarões vermelhos, tostados do sol e da piscina, cansados e sem noção onde é o hotel. Todos olham para mim, porque eu sou sempre a organizadora e jamais, acreditem, falho com o que quer que seja. Fui em Abril com minha princesa para Valência Espanha e nada me escapou, e acreditem andei sempre de metro pela grande cidade e não me perdi. Sabia onde estava inclusive polícia e hospital. Mas para estas simples férias, não sabia onde estava o hotel e minha cabeça parecia água. Começa a discussão. Quem vai agora no carro á procura do hotel? Falha o GPS do smartphone. Meu sobrinho desespera. Mas lá vamos, 7 no carro, restantes 5 seguem, sim acreditem, a pé.
Por sorte o hotel era no centro da cidade não muito longe. Mas as ruas no centro de Badajoz são incrivelmente estreitas e não desfazendo, parecem as ruas de Espinho. Só sentidos proibidos. Resolvo andar a pé á procura do hotel. Encontro o mesmo e vou chamar meu sobrinho, que entretanto foi obrigado a dar a volta, porque tinha carros a trás e resultado, perdeu-se. Eram nove da noite, recordo, cansados e fartos já das ferias....nunca minha casa me pareceu tão atraente :-)
Lá chegam eles, depois de minutos de tortura que parecem horas. Ficam seis, segue meu sobrinho para buscar os desgraçados que vieram a pé. Por sorte ele fixou as ruas e vinte minutos depois chegam ao hotel. Não houve vontade para sair e visitar Badajoz, não houve vontade para convívio. Dormir era a melhor opção.
Eu já só quería ir embora, pois tínhamos dois carros avariados para tratar e regressar ao Porto só com um carro era impossível. Solução viavél : Comboio...pois pensava eu :-)
Depois de uma noite agoniante com o corpo vermelho e a doer, saiamos do hotel e fomos á estação. Em pleno século XXI o único comboio de Badajoz para Portugal era as 18:50, chegava ao Entroncamento as 22:45...hem????      Discussão na estação.
Nota mental : Fazer ferias somente com minha filha no próximo ano  J J J
Lá vamos feito sardinhas em lata no Seat e outros num táxi para Elvas. Despesas extras a aumentar a olhos vistos. Chegamos a Elvas e o comboio que ia para Lisboa era o dito que vinha de Badajoz ás 18:50...mas isto é possível? É..é.
Eram já 12:35 e fomos aconselhados a ir de camioneta que partia as 13H. Á que andar a correr e transportar quem vai de camioneta para a central. E pronto pensamos que ficamos por aqui. Pois…pois...pois.
Camioneta fez paragem em Lisboa, Fátima e como se não bastasse, chegamos as 21H ao Porto e o companheiro da minha irmã mais velha ainda encontra mais uma para fechar estas ferias em grande e eu já sonhava somente em chegar a casa, tomar banho, deitar dois kilos de creme na pele e dormir.
Mas no dia seguinte outra boa noticia. O carro da minha irmã tinha apenas o tampão (???) do radiador mal fechado que causou o problema no carro e por causa disso começa nossas ferias atribuladas. Um simples tampão.
O meu carro ficou na Sertã, que por atrasos sucessivos da seguradora só saiu ontem. Duas semanas depois.
Aprendi algumas coisas com esta experiência e hoje rio dela pois parece enredo de filme de Hollywood. Vai ser tema de conversa por gerações futuras...anos e anos. J
Nem nos filmes do Chevy Chase J

2 comentários:

Anónimo disse...

Ri a bom rir. Deixa que de vez em quando todos temos azares que nos fazem rir mais tarde.

Anónimo disse...

Bolas, que já me ri tanto que chorei e mostrei ao pessoal aqui do escritorio este texto. Passei por algo similar, mas sincereamente haja mais sorte para a proxima :-) :-) :-)

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...