sexta-feira, 24 de abril de 2009

O sociopata

Pode parecer exagero de mulher que descobre que foi enganada e traida. Que descobre que foi usada como uma objecto. Mas infelziemnte não. Trata-se de uma constatação.
O J meu ex marido, pai da minha filha é um sociopata.
Eis a descrição de um sociopata:

A sociopatia é também conhecida como "transtorno da personalidade anti-social" ou "transtorno da personalidade dissocial". Ela pode ser leve, moderada ou grave. Mas, de uma forma ou de outra, os sociopatas são indivíduos egocêntricos, desprovidos de valores morais, que desprezam a sociedade, suas leis e obrigações, assim como as outras pessoas, inclusive os próprios filhos. Por isso, não sentem piedade ou remorsos, o que os impede de se modificarem, mesmo se punidos.
São pessoas com inteligência normal ou acima da média, que não apresentam nenhum sintoma de doença mental de fácil identificação e possuem grande habilidade para convencer, induzir por meio de mentira, insinuação, sedução, intimidação, ameaça ou violência. Cínicas, roubam, abusam, trapaceiam. Incapazes de amar ou de serem leais, suas emoções são superficiais e falsas. Covardes, uma vez que só atacam quem teria dificuldade para reagir, podem até colocar em risco a vida de outras pessoas, sem constrangimento.
Esses indivíduos costumam se auto-intitular "predadores sociais" e sentem orgulho disso. Não raro culpam suas vítimas, classificando-as de tolas, impotentes, merecedoras do destino que tiveram. Quando descobertos, podem simular um arrependimento que jamais sentirão.
Na vida social, o sociopata costuma ser charmoso. Seu talento teatral é tão convincente que poucas pessoas são capazes de imaginar seu lado perverso, que eles podem esconder durante toda a vida. E uma vítima de violência pode perceber a verdadeira índole do sociopata apenas alguns momentos antes de ser por ele morta ou ferida com gravidade, seja fisicamente seja emocionalmente.

Para além destes dados, acrescento que cada vez que o J me via triste e a chorar, ele fazia ainda pior para me levar ao desespero. Bastava pouco tempo para destruir minha auto estima e fazer de mim uma mulher que fraca e submissa.
A crueldade era tão desmedida que chegava a não conseguir respirar de tanto chorar, pelas coisas que meus ouvidos ouviam e meu coração sentia.
Sei que muitos homens batem nas mulheres, porque são cobardes, mas este cobarde usava a violencia psicologica e emocional para subjugar. Apenas para realçar, a primeira esposa, ainda hoje tem problemas de foro emocional e a segundo, chegou mesmo a ser internada no hospicio.
E houve medicos que acredtaram neste sociopata, e tal como hoje acontece, não conseguem perceber que atraves da sua enorme inteligencia, ele manipula e joga conforme quer.
Hoje eu sei que nossa tristeza e fragilidade são os combustiveis para a tua felicidade. So assim sabes ser feliz. Mas ...
Será que és mesmo?
Não vai haver um dia em que tu pagues pelo que fazes?

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...