quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Psicólogos e Psiquiatras

Psicólogos e Psiquiatras. Sabemos as diferenças que distinguem as suas áreas de actuação do foro emocional e psiquiátrico. Ambas trabalham a mente. Ajudam ao equilibro. Seja por palavras, seja por medicação. A cada dia estas duas áreas, que a meu ver são um pouco desconsideradas em Portugal, deveriam acompanhar o ser humano, incluídas no nosso sistema de saúde nacional.

Cada dia verifico a falta que faz estas duas áreas na vida de cada um. Especialmente o psicólogo que numa fase inicial pode ser uma mais valia na condição humana, no entendimento das emoções, no controle do desespero, ansiedade e depressão. E quando já não vai lá só com desabafos e entendimento, recorrer à medicação, para recuperar a normalidade.

Noutros países, estas duas áreas são super valorizas. Porque nesses países consideram os psiquiatras e os psicólogos fundamentais. Em Portugal sinto que estamos ainda numa fase embrionária mas que a cada dia é mais essencial. 

Não deveríamos ter medo de falar da dor, dos pensamentos que nos assaltam a mente e por vezes dominam nossa vida a ponto de cometer os piores dos crimes, tirando nossas vidas e recorrendo à morte, como ponto final do sofrimento.

Estamos tão absorvidos no dia a dia, que nem percebemos que na nossa vida há tantas coisas fundamentais que circulam ao nosso redor. Precisamos de contabilistas, advogados, médicos e parece que pouco queremos saber sobre os psiquiatras e os psicólogos.

Vejo contudo grandes desenvolvimentos, a busca por ajuda e com isso tentar travar nossa pior inimiga,  que é a nossa mente.

Esperemos que se continue a evoluir no sentido de se recorrer sem medo ou preconceitos a estas duas áreas fundamentais da saúde, porque a evolução que nossa sociedade tem acompanha a solidão, a dessensibilização, o vazio e o medo. Para que a morte não seja mais a resposta, esperemos que a procura destes profissionais da saúde mental, aumente e sejam encarados como solução para os males da emoção.

Não sou psicóloga, nem tenho ninguém na família que o seja, por isso não estou aqui a tentar promover ninguém, mas sou alguém que sofre com depressão por vezes e sei o quanto custa lidar sozinha com tudo e  o quanto a ajuda destes profissionais pode ser o amparo em tempos de verdadeiro medo e terror. E é neste sentido que aqui deixo meu registo. Procurem ajuda, existem profissionais competentes prontos para ajudar. Porque nunca será tarde demais...


Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...