sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Advogado do Diabo

Tem filmes que nos marcam de uma forma ou de outra. Tem outros que nos dão exemplos de vida e tem ainda outros que nos fazem pensar e refletir.
O filme "Advogado do Diabo" é para mim um desses filmes de culto que me fazem pensar e refletir muito. Sobre Deus, sobre a vida, sobre nossas escolhas, sobre a familia e no fundo sobre o que será mais importante para o ser humano na vida. Al Pacino tem aqui uma brilhante interpretação do Diabo e coloca algumas questões pertinentes.
A cada dia as pessoas não se apercebem que se afastam mais de Deus e das escolhas que ele gostava que fizessemos. Todas as escolhas que Deus nos apresenta são as melhores e as que nos faziam mais felizes, mas são também as mais dificeis e porquê? Porque dão mais trabalho e teriamos de mudar nossas mentes.
Teriamos de exigir mais de nós, de pensar mais no proximo do que em nós mesmos, teriamos de abandonar a ambição desmedida, teriamos de viver com o pouco, teriamos de ser fieis. Teriamos de cuidar mais do nosso planeta, teriamos de viver de forma mais humilde, mas certamente justa. Todas estas coisas e mais algumas o ser humano recusa, porque é tão dificil ser fiel, quando anda tanta mulher bonita e tanto homem bonito no mundo e disponivel. Porque sabe tão bem entrar num restaurante e comer do bom e do melhor, deixar lá 150€ ou mais e do lado de fora da rua, está um sem abrigo com apenas um pão no estômago. Porque é tão bom ter uma casa, dinheiro e carros, mesmo que seja á custa de droga, corrupção etc. Mesmo que seja á custa da infelicidade dos outros. Atenção que não estou a generalizar, porque ainda existem pessoas muito boas no mundo, pessoas que apesar de serem ricas e famosas ajudam e tem bom coração. Mas são cada dia menos...
Por isso é tão dificil fazer as escolhas certas e andar com Deus. E mais facil aceitar o nosso lado mau e conviver com ele. Ter o diabo como parceiro de vida...e no fundo ninguem vê que o Diabo é apenas uma personagem que o mal se identifica. Que se fazemos esse mal, estamos a ser um Diabo também.
No filme, Keanu Reeves acaba por perceber já no fim o que realmente importa para o ser humano. O que realmente era importante para ele. Eu tambem já percebi, pelo meio de tanto sofrimento o que importa para mim e já fiz minhas escolhas, e você? Já pensou realmente o que importa para si? Que imagem vai deixar ao mundo da sua pessoa? Pense e reflita. Porque vamos sempre a tempo de mudar. E se desejar, veja o filme, pois é bem esclarecedor.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Reconstruir

É uma palavra bonita. E sempre indica que se faz algo de bom. Por isso reconstruir indica que algo não estava bem e tinha de ser melhorado, renovado, ou simplesmente alterado.
Cada ser humano a determinada altura da vida tem de reconstruir. Seja pelo motivo que for. Mas temos de dar uma reviravolta e as vezes começar do zero.
Para alguns, casam de novo após um divorcio, para outros vivem para Deus depois de uma doença que quase o mata, para outros dedicam a sua vida a ajudar outros, porque de alguam forma a vida os privou de algo. Existem ainda aqueles que por sofrerem demasiado, acabam por ser tornar piores do que aqueles que os colocaram naquela situação.
Para mim reconstruir passa pela serenidade, pela paz em casa. Por ver minha filha crescer. Por a ajudar a se tornar um ser humano melhor. Não tenho de forma alguma, vontade de namorar, casar ou seja o que for neste momento e para mim, encontrar-me  e cuidar da minha filha é o mais importante. Não sinto que esteja a perder algo, pois sinto de forma consciente de que estou a cuidar de bem maior. Eu e minha filha.
Existe uma felicidade diferente nas pequenas coisas do dia a dia. Quando paramos para cheirar as flores e ver o por do sol. Quando aceitamos nossa condição, mas lutamos sempre para que esta melhore.
E sei que a minha melhora a cada dia. E estou grata por isso.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Nem imaginas que...

Sofri imenso quando foste para o hospital para seres operado e não me foi possivel cuidar de ti. Liguei para lá para saber como tinha corrido. O medico disse-me que estavas bem e a recuperar.
Não imaginas que choro por ti, pelas dificuldades que passas. Que minha mente masoquista pensa no frio que passas, na fome, no medo, nas inseguranças. Tu pensas que eu sou fria, má e que não quero mais saber de ti ( tambem depois da forma como me tratas-te esperavas o quê??) mas a verdade meu querido e que nem imaginas o quanto eu ainda te amo e o que sofro por não poder estar a teu lado. Tu nem imaginas a falta que a tua pessoa me faz e o quanto doi saber que não me amas. O quanto doi saber que das tres ex mulheres que tens, eu fui a que menos foi importante para ti. Eu sei meu querido que estiveste todos aqueles anos ao meu lado, porque te era oportuno, não porque me amavas, mas porque te dava jeito...
Por isso e embora eu te ame, sei que o melhor para os dois é estar longe um do outro e sei que mesmo te amando desta forma, a lógica diz-me que não posso me permitir deixar sofrer mais. Por isso, vesti esta personagem de durona, de "tou nem aí" para ti...Mas a verdade e que te amo...e muito!

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...