sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Advogado do Diabo

Tem filmes que nos marcam de uma forma ou de outra. Tem outros que nos dão exemplos de vida e tem ainda outros que nos fazem pensar e refletir.
O filme "Advogado do Diabo" é para mim um desses filmes de culto que me fazem pensar e refletir muito. Sobre Deus, sobre a vida, sobre nossas escolhas, sobre a familia e no fundo sobre o que será mais importante para o ser humano na vida. Al Pacino tem aqui uma brilhante interpretação do Diabo e coloca algumas questões pertinentes.
A cada dia as pessoas não se apercebem que se afastam mais de Deus e das escolhas que ele gostava que fizessemos. Todas as escolhas que Deus nos apresenta são as melhores e as que nos faziam mais felizes, mas são também as mais dificeis e porquê? Porque dão mais trabalho e teriamos de mudar nossas mentes.
Teriamos de exigir mais de nós, de pensar mais no proximo do que em nós mesmos, teriamos de abandonar a ambição desmedida, teriamos de viver com o pouco, teriamos de ser fieis. Teriamos de cuidar mais do nosso planeta, teriamos de viver de forma mais humilde, mas certamente justa. Todas estas coisas e mais algumas o ser humano recusa, porque é tão dificil ser fiel, quando anda tanta mulher bonita e tanto homem bonito no mundo e disponivel. Porque sabe tão bem entrar num restaurante e comer do bom e do melhor, deixar lá 150€ ou mais e do lado de fora da rua, está um sem abrigo com apenas um pão no estômago. Porque é tão bom ter uma casa, dinheiro e carros, mesmo que seja á custa de droga, corrupção etc. Mesmo que seja á custa da infelicidade dos outros. Atenção que não estou a generalizar, porque ainda existem pessoas muito boas no mundo, pessoas que apesar de serem ricas e famosas ajudam e tem bom coração. Mas são cada dia menos...
Por isso é tão dificil fazer as escolhas certas e andar com Deus. E mais facil aceitar o nosso lado mau e conviver com ele. Ter o diabo como parceiro de vida...e no fundo ninguem vê que o Diabo é apenas uma personagem que o mal se identifica. Que se fazemos esse mal, estamos a ser um Diabo também.
No filme, Keanu Reeves acaba por perceber já no fim o que realmente importa para o ser humano. O que realmente era importante para ele. Eu tambem já percebi, pelo meio de tanto sofrimento o que importa para mim e já fiz minhas escolhas, e você? Já pensou realmente o que importa para si? Que imagem vai deixar ao mundo da sua pessoa? Pense e reflita. Porque vamos sempre a tempo de mudar. E se desejar, veja o filme, pois é bem esclarecedor.

Sem comentários:

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...