sábado, 23 de janeiro de 2010

Amargura

As vezes, por frações de segundos, fico parada no tempo. Recordo expressões, recordo um sorriso, uma palavra, um rosto.
Por leves momentos eu já nem sei mais quem amo e nem porquê. Tudo o que vivi passa por mim, como num filme e é como se eu não participasse nele.
Fico presa a nada. Agarro-me a nada. Fico amargurada com essa sensação e percebo  finalmente o que foi destruido pelo J. Percebo nessas alturas o grau de destruição. Nesses segundos eu não sou eu, sou a mulher que viveu as coisas e que cai na realidade. Sou a mulher que sofreu e que na verdade não sabe como seguir daqui para frente, com o vazio deixado pela destruição.
Esta mulher, que será como tantas outras, é a cara da amargura. É uma mulher amargurada.

Hoje...só por hoje...eu vou deixar esta mulher chorar.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O jogo da Morte Lenta

Um dia o amor acaba, a pessoa decide que já não está bem ali e decide que é hora de partir. Quase sempre é o homem a tomar esta posição, porque certamente outra pessoa apareceu e sabe sempre bem estar com uma pessoa nova. Aquele frenesim do descobrimento. O sexo fantástico. As palavras doces. Os jantares, os querida e meu amor. Enfim....
Então, para que o relacionamento que tem seja terminado e para que não leve a culpa nas costas, há que começar o jogo. O jogo da morte lenta.
Começa por mudar os hábitos, forma de vestir, forma de falar. Praticamente terminam os contactos intimos e quando a mulher começa a chamar a atenção, porque sente que algo vai mal, vem então a resposta habitual. " Estás maluca! " " Não me dês cabo da cabeça" " Venho eu para casa para aturar as tuas neuras" " "Antigamente não eras assim." ...
Claro que já todas ouvimos isto, da parte de alguém que não nos ama e quer sair, mas deixar a culpar em cima dos nossos ombros. Pois assim pode sair e viver a nova relação com total descontração e ainda por cima viramos as bruxas, demoniacas, possessas e completamente loucas na boca da nova conquista (quiçá na dele tambem ) que acha que com ela, ele vai ser diferente. Não podia estar mais enganada...
Depois deste discurso, vem a ultima cartada do jogo, aquele em que ele diz que não pode viver mais assim, que o controlamos, que estamos a sufoca-lo e que é melhor cada um seguir a sua vida. E pronto. Parte-se para outra, com uma nova ideia que com esta é de vez. Até que outra apareça e de certa forma, chame atenção e o "leve" de volta ao jogo.
Para quem vive o outro lado da historia. Para quem é o outro jogador involuntario, fica uma morte lenta mesmo. Ficam as perguntas sem resposta ( sim, porque o fulano vai lá ter a decencia de dizer que é um mau caracter e que o verdadeiro motivo é que quer quecar com outra)  e fica o medo de voltar a se envolver. Destroi algo e de repente o amor começa a ter um sabor amargo e o melhor é ficar longe dele. Ou  vai ficando para segundo plano e um dia perde-se no ar como fumo que desaparece.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Alimentação Escolar

Desde inicio do ano escolar que me debato com o problema da alimentação na escola da minha filha.
Desde que ela nasceu, que eu sempre controlo a sua alimentação, sendo variada e com bastante peixe, nada ( absolutamente nada) de fritos. Levo-a uma vez por mes ao Macdonalds, não pelo dinheiro, mas para que ela perceba que aquele tipo de alimentação é prejudicial a medio e longo prazo. Minha filha, está habituada a comer legumes e muita fruta.
De repente, entra numa escola pública, onde supostamente deveriam ter cuidado com a alimentação e esta ser controlada por nutricionistas e quem sabe pela ASAE, e o que temos???
Feijoada, fritos e mais fritos. Peixe para eles é calamares ( fritos) e filetes de pescada ou Douradinhos ( fritos ). Supostamente deveriam fazer uma ementa com peixe duas vezes por semana e a coisa é mais ou menos assim, se numa semana temos filetes/douradinhos e Calamares, na semana seguintes, temos Calamares e Filetes / douradinhos.
Claro que eu fiz o que achei ser o mais correcto, falei com a empresa que fornece os serviços de Restauração da escola. Ficaram indignados com a minha observação e começaram por querer saber a escola ( o que não tive problemas em dizer) e o nome da minha filha/filho ( que me recusei a dar, por ser irrelevante para o caso ).
Como recusei a informar o nome, disseram-me que se eu tinha medo de dar o nome da minha filha, deveria ficar quieta no meu canto. Que a empresa estava no mercado há muitos anos e não só forneciam escolas como hospitais.
Percebi pelo teor da conversa que não iria conseguir ir a  lado nenhum. Desliguei com a sensação de impotencia e fui verificar o historial da empresa no Google e pelas queixas verificadas, minhas razões eram mais do que justas. Haviam queixas de muitos medicos e enfermeiros dos hospitais em que a empresa serve refeições e tambem de algumas escolas, mas o certo é que a empresa está de pedra e cal. A alimentação é concebida segundo o que é mais barato e não o que seria melhor. E eu e tantos pais, ficamos com a sensação  de que nossos filhos comem coisas que não deveriam, criando más disposições, diarreias e claramente engordando. Falei com alguns pais que estavam tambem revoltados com esta alimentação, mas ninguém quer fazer nada, ninguém quer se mexer para tentarmos mudar alguma coisa. Eu pago 1,35€ por cada refeição. Não é muito é certo, mas pelo menos daria para retirar tantos fritos e Feijoada ( que tem todas as semanas) da ementa. Numa sociedade em que se fala muito de obesos e má alimentação, porque se aceitam estas ementas e porque não há ninguém que as controle e pior, porque não existe alguém que possamos chamar á atenção, para controlar estas empresas?
Mesmo sozinha e mesmo que tenha pouco efeito, vou continuar minha luta, pelo bem estar da minha filha, mas também das outras crianças.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estou feliz...

Não tenho data importante a lembrar, minha vida está na mesma, mas sinto-me feliz.
E como acho que também as coisas boas ( e principalmente essas ) devem ficar registadas, fica aqui a anotação. Hoje, eu estou feliz.



Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...