terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Alimentação Escolar

Desde inicio do ano escolar que me debato com o problema da alimentação na escola da minha filha.
Desde que ela nasceu, que eu sempre controlo a sua alimentação, sendo variada e com bastante peixe, nada ( absolutamente nada) de fritos. Levo-a uma vez por mes ao Macdonalds, não pelo dinheiro, mas para que ela perceba que aquele tipo de alimentação é prejudicial a medio e longo prazo. Minha filha, está habituada a comer legumes e muita fruta.
De repente, entra numa escola pública, onde supostamente deveriam ter cuidado com a alimentação e esta ser controlada por nutricionistas e quem sabe pela ASAE, e o que temos???
Feijoada, fritos e mais fritos. Peixe para eles é calamares ( fritos) e filetes de pescada ou Douradinhos ( fritos ). Supostamente deveriam fazer uma ementa com peixe duas vezes por semana e a coisa é mais ou menos assim, se numa semana temos filetes/douradinhos e Calamares, na semana seguintes, temos Calamares e Filetes / douradinhos.
Claro que eu fiz o que achei ser o mais correcto, falei com a empresa que fornece os serviços de Restauração da escola. Ficaram indignados com a minha observação e começaram por querer saber a escola ( o que não tive problemas em dizer) e o nome da minha filha/filho ( que me recusei a dar, por ser irrelevante para o caso ).
Como recusei a informar o nome, disseram-me que se eu tinha medo de dar o nome da minha filha, deveria ficar quieta no meu canto. Que a empresa estava no mercado há muitos anos e não só forneciam escolas como hospitais.
Percebi pelo teor da conversa que não iria conseguir ir a  lado nenhum. Desliguei com a sensação de impotencia e fui verificar o historial da empresa no Google e pelas queixas verificadas, minhas razões eram mais do que justas. Haviam queixas de muitos medicos e enfermeiros dos hospitais em que a empresa serve refeições e tambem de algumas escolas, mas o certo é que a empresa está de pedra e cal. A alimentação é concebida segundo o que é mais barato e não o que seria melhor. E eu e tantos pais, ficamos com a sensação  de que nossos filhos comem coisas que não deveriam, criando más disposições, diarreias e claramente engordando. Falei com alguns pais que estavam tambem revoltados com esta alimentação, mas ninguém quer fazer nada, ninguém quer se mexer para tentarmos mudar alguma coisa. Eu pago 1,35€ por cada refeição. Não é muito é certo, mas pelo menos daria para retirar tantos fritos e Feijoada ( que tem todas as semanas) da ementa. Numa sociedade em que se fala muito de obesos e má alimentação, porque se aceitam estas ementas e porque não há ninguém que as controle e pior, porque não existe alguém que possamos chamar á atenção, para controlar estas empresas?
Mesmo sozinha e mesmo que tenha pouco efeito, vou continuar minha luta, pelo bem estar da minha filha, mas também das outras crianças.

Sem comentários:

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...