terça-feira, 20 de abril de 2021

Na lembrança do que foi um dia...

 As voltas que dei na minha cabeça, tentando pôr de lado as emoções e os sentimentos. Tentei sempre colocar  a razão sobre tudo isto, para não ser injusta contigo. Mas não consigo... Não consigo fingir e pôr de lado a dor que sinto e esquecer o sentimento triste que colocaste permanentemente no meu coração. Compreendo que foi tão egoísta a tua decisão, como seria egoísta da minha parte pedir-te para não a tomares. Mas era suposto tu cuidares de nós, não é verdade?

Eu compreendi sempre a tua dor e ouvi tuas justificações. Mesmo não concordando com elas, respeitei as tuas decisões. Afinal era a tua vida, e por mais que eu questionasse porque raio querias tu casar com uma verdadeira estranha, seis meses após a morte da nossa mãe, a verdade é que esperava pelo menos que salvaguardasses a tua família de mais de cinquenta anos.  

Mas não só avançaste sem pensar para a que foi talvez a pior decisão da tua vida, como nos arrastaste para este teu inferno. Deus, como eu gostaria de não me sentir assim e te poder perdoar, mas não consigo…

Não foi só a memória da mãe que tu desrespeitaste, a verdade é que colocaste toda a nossa vida em família no lixo.  A família que tu construíste e que esteve do teu lado durante mais de cinco décadas. Sinto claramente que nos odeias e ressentes, talvez porque, se calhar, na verdade, não nos querias na tua vida, apenas não largavas a nossa mãe, usava-la como se fosse um bem teu e não uma esposa, um ser humano e ela acabava grávida. Quando hoje, adulta, analiso todo o passado, dentro dos meus 47 anos, vejo o enorme preço que estamos a pagar, por simplesmente ser tua filha. 

Não consigo conter as lágrimas, cada vez que volto ao passado. E são as lembranças mais simples que magoam mais. Frequentemente penso naquela, em que todos juntos estivemos a pintar a zona da escadaria. Estávamos tão felizes... A rádio tocava músicas diversas e cantávamos os cinco, a mãe tinha o cabelo todo pintado a certa altura e nós riamos tão descontraídos... Quando hoje subo aquelas escadas e toco nas paredes que pintamos naquela tarde, sentindo ainda a nossa mãe ali, pergunto como pudeste tu colocar uma estranha dentro da nossa casa e deixar que ela a destruísse?

Não posso esquecer, não consigo mais fingir que está tudo bem e de forma consciente eu vou-me afastar. Tu estás com demência e precisas de ajuda, compreendo isso, mas a verdade foi que nunca avaliaste o teu futuro e quem de facto estavas a levar para dentro de casa. Se ela ia de facto zelar pelo teu bem-estar e cuidar de ti dignamente. Se há alguém que tem de pagar por tuas decisões és tu mesmo. A lei não nos reconhece poder algum como tuas filhas e ao que parece não temos como tirar aquele ser nefasto lá de casa e das nossas vidas, simplesmente porque tu casaste cegamente com uma estranha, com personalidade manipuladora, mentirosa e totalmente hipócrita. Deus como foste burro pai...

Quase morreste por negligência dela, roubou-te todo o dinheiro da tua conta para pagar as dívidas da filha dela e ainda entrega o cartão de MB da tua conta à filha para que ela usufruísse livremente da tua reforma. Tua alimentação foi meia chávena de chá e bolachas de água e sal durante meses a fio, fora o atum com tudo e com todos que comias, porque a tua esposa e a filha dela roubavam teu dinheiro. Se não fossemos nós pai, a por um travão a toda aquela injustiça, onde estarias tu hoje?

Então, de consciência limpa e segura da minha decisão, mas com um enorme pesar no peito e no coração, eu afasto-me. Tu abandonaste-nos mas mesmo assim viemos socorrer-te, mas quando a lei nos põe de lado, quando continua a dar à tua esposa o poder e não consegue perceber o bem que temos feito, porque ninguém vai amar e cuidar de ti como nós… Nada mais resta então, a não ser que sejas tu meu querido pai que pagues o preço, pelo que tu mesmo contrataste.

E como se não fosse já grave o que aconteceu às mãos de quem escolheste para casar, ter a noção de que outros vão viver na casa que construíste para nós tua família, outros vão usufruir do teu suor e lágrimas, do suor e lágrimas da nossa mãe e nossas também. Outros, estranhos, que em nada contribuíram para o que conseguiste, junto com tua família, edificar, vão usufruir e lambuzar. Depois de tudo o que já fizeram para te roubar e prejudicar. E a lei não vê nada disto… Porque foi assim que tu decidiste, porque foi assim que a lei decidiu. E as nossas forças pai, só aguentam até um ponto… Então que a vida te dê, meu pai, o que tu mereces dela.

E quem diria que serias tu meu querido pai, a causar o maior sofrimento na minha vida...

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...