segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sobre a Depressão

A depressão é mais do que se sentir apenas triste, porque houve problemas com o chefe ou um romance teve um fim infeliz. Coloca a vida de pernas para o ar. Uma pessoa deprimida não consegue tirar prazer de nada, não consegue tomar uma decisão, sente-se completamente desesperada, perdeu a fé nos outros seres humanos e em Deus.

Uma mulher que sofre de depressão coloca a questão nestes termos: «Sinto sempre um cansaço físico grande, uma sensação de impotência, de ter o peso do Mundo em cima de mim e a necessidade de esconder o que se passa, porque todos ficam desiludidos e não podem ajudar. Sinto culpa por não ser capaz de fazer o que tenho a fazer e pensar que sou responsável por isso, tendo vergonha de ser diferente. Perdi o interesse pelas coisas que antes me davam prazer e faziam sentido na minha vida, e tenho dificuldade em fazer as coisas comuns do dia-a-dia." Estar deprimido, reduz a pessoa a um nada.

Quase todos os deprimidos consideram a hipótese do suicídio em alguma fase da doença. «O deprimido não vê o suicídio como uma forma de acabar com a vida, mas sim como uma forma de começar a viver. As pessoas deprimidas que se querem suicidar não querem morrer. Acham é que a vida é tão insuportável que querem, de alguma forma, aliviarem-se daquele sacrifício e ver se conseguem, finalmente, acalmar», explica Rui Carreteiro, psicólogo.

A razão porque escrevi este post, é para que todas nós, que estamos nesta situação possamos procurar ajuda. Não vamos ser mais nossas piores inimigas, nem vamos mais esperar que outras possam retirar a tristeza de nós. Nós temos de lutar. Nos temos de agir. O momento é hoje...agora...já.

Sem comentários:

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...