sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

São Valentim

Pois é , mais um dia daqueles que, quando não temos namorado ou companheiro, ou como dizem as brasileiras, um ficante, queremos passar ao lado. Não podemos ir a lado nenhum sem encarar  os peluches, as almofadas em forma de coração. Os casais apaixonados ( ou nem por isso) . Enfim, uma beleza... :-)
Curiosamente, ontem á noite minha filha, entregou-me um cartão feito por ela na escola. Questionei-lhe sobre o porquê de me dar e lá diz ela, do alto dos seus seis anos:
" Mamá, o Valentim é para quem se ama mais no mundo todo e tu és quem eu mais amo."
Fiquei feliz ( e babada ) com a afirmação dela, mas tentei explicar que este dia é dedicados aos namorados. Não ao amor entre mãe e filha.
Lá diz ela : " Não. Eu sou pequenina e quem eu mais amo és tu. Não devemos dar o cartão do Valentim a quem mais se ama? És tu... "
" Então dá ao pápa porque ele é homem" tentei levar a coisa por outro lado.
" Não quero, eu gosto muito dele, mas ele nunca está comigo"
" Mas se lhe telefonares e disseres que queres dar o cartão, ele vem te ver, tenho a certeza." Insisti.
" Não! " respondeu aborrecida. " Quero te dar a ti. "
Aceitei com carinho, porque de facto do dia de São valentim pode ser dedicado ao amor, seja ele qual for. Seja entre homem e mulher, entre homem e homem, mulher e mulher, ou simplesmente entre mãe e filha.
O importante é o amor e eu percebi que o tenho, do tamanho do mundo, no coração de uma linda criança.

2 comentários:

Carol disse...

Tudo na vida tem quem veja de uma forma e outros de outra. Encarar os factos de forma diferentes levam as pessoas a agir de forma diferente.
Gostei imenso da atitude da tua filha, pois mostrou ter um bom coração e um caracter proprio das crianças. A inocencia.
Certamente mereces a cartão de são valentim.
Fico, no entanto triste pelo facto da ausencia do pai, estar a pesar já a menina, mas não se pode dar caracter, educação e responsabilidade, a quem não a tem, nunca teve e provavelmente nunca terá. Força. Não leves a mal pelo meu desafabo de ontem, porque eu sei que quecas não resolvem o vazio que sentimos no peito e no coração. Mas força, que tu vais superar.

A vida para além de ti disse...

Ola Carol
Obrigada pela força e pelo teu comentario. Não penses que fico oborrecida com o que me escrevem, porque não fico. Acredito que todos tem direito a opinião, desde que não ofendam, porque ai já será má educação e isso não tolero.
Um grande beijo. Bom Carnaval.

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...