terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A muralha

Seja pelas amarguras da vida, amarguras causadas por terceiros, seja pelo motivo que for, criei à minha volta uma muralha. Cada dia uma pedra nova e a muralha cresceu e cresceu. Cresceu de tal forma que olho a minha volta e vejo uma enorme parede e quando tento procurar, do alto da minha muralha por alguém para pedir ajuda, ninguém mais ouve. Estou sozinha lá no alto. Questionando porque levantei eu aquela muralha? Onde falhei? Quando foi que comecei a construir aquele muro? E como é que eu vou sair dali agora?
Descobri que tem duas saídas a minha muralha. Não que fosse eu a planeá-las lá. Apenas alguém as colocou, para me poder ajudar. Uma delas tem uma porta dura, pesada mesmo, quase intransponível. A porta está fechada e quem tem a chave para eu sair não a vai abrir. As vezes tem a plena certeza que eu também não quero que ele a abra, outras vezes, acho que só ele a pode abrir e só ele pode me tirar dali. Claro que nos dias em que a razão prevalece na minha mente e em que eu estou de bem com a vida, eu não olho sequer para essa porta, esqueço que ela existe. Mas todos temos dias maus, certo? Nesses dias maus, acredito que a melhor coisa que me aconteceu na vida foi também a pior.
Mas, para meu alento, alguém colocou outra saída, que não tem portas, é só sair, mas será talvez a que mais me custará neste momento. Porque sair implica abrir meu coração ao mundo. Implica ficar frágil e vulnerável. Implica desejar um novo amor. Implica conhecer novas pessoas. Implica soltar o sonho e lutar por ele. Implica viver a vida...e eu, do alto da minha muralha, olho mais para essa saída, mas falta-me as forças para dar o passo. Tenho o medo por companhia e os dias vão passando e os anos também. E se eu não fizer nada agora, daqui a uns anos mais, do alto da minha muralha, vai restar um cadáver, de alguém que não mexeu as águas da vida e se deixou morrer. Eu sou o meu pior inimigo.

8 comentários:

Ana disse...

Já por aqui passo há algum tempo. Leio o que te vai na alma e identifico-me tanto com o que escreves. Gosto das musicas que colocas, como se elas tivessem um efeito de espelho do que estás a sentir. Hoje fiquei emocionada com o que escreveste, primeiro porque tambem eu me fechei numa muralha e segundo porque tiveste a coragem de admitir, aquilo que eu e tantas outras pessoas não o queremos fazer. Que os outros podem nos magoar, mas o pior inimigo de nós mesmos somos nós. Gostaria que conguisses sair da muralha e gostaria de eu conseguir sair da muralha. Parece que quanto mais passa o tempo, pior fica a situação.

Anónimo disse...

Existe para mim uma dificuldade em aceitar as ditas muralhas que algumas pessoas criam para si mesmas. Creio que se trata de pessoas sem auto estima. Agradeço a Deu spro estar casada com um excelente marido, que me ama e respeita. Por ter dois filhos maravilhosos e por trabalhar em algo que amo e não ter na familia problemas financeiros ou de saude. Lamento por aqueles que não estão na mesma situação.Acho uma tristeza e gasto de lamentos. Coisa sem graça.

A vida para além de ti disse...

Olá Ana, Obrigada pelo comentário.
Não é bom criamos estes muros á nossa volta e não deixamos o mundo entrar. Eu sei, vc sabe, que o mundo tem tanto para se viver, mas depois de tantas coisas más acontecerem fica dificil. Nessas alturas eu tento contrariar meus sentimentos por ver que existem situações bem piores no mundo, como agora temos o terramoto do Haiti, mas eu tambem compreendo que nos vivemos com a nossa realidade e não a dos outros. Se tivermos forças, e algo de positivo nós podemos sair da muralha e aprender a viver a vida de novo.
Ontem, preguntaram-me sobre as musicas e é como tu dizes, as musicas refletem meu estado de espirito. Mas esta do IL divo, coloquei-a não com relação ao meu ex marido. Mas com relação a mim, pois eu tenho de regressar a mim mesma e simplesmente viver.
Desejo tambem que possa sair da sua muralha e que possa começar a viver também. Um grande abraço.

A vida para além de ti disse...

Este meu comentário vai para quem tem aparentemente tudo na vida e mesmo assim não se quer identificar. Ainda bem que existem pessoas felizes e plenamente realizadas na vida. Se assim não fosse, não haveria mais esperança no mundo e para a humanidade. E da mesma forma que quem está a sofrer respeita quem vive a vida em pleno e feliz, deve a pessoa nessa condição respeitar quem está a sofrer. Porque se pudessemos todos escolher, imagine que tipo de vida teriamos? Se acha um gasto de lamentos, coisa sem graça o sofrimento alheio e o desejo de desabafar, assim seja para o mundo virtual, agradeça a Deus pelo que tem e peça-lhe que nunca passe pelo que muitas pessoas passam. Pior do que lameças, são para mim, as pessoas sem humildade.

Sonia disse...

É tão bom quando temos a nossa vida replecta de alegria e felicidade. É óptimo quando gozamos de perfeita saude.
Mesmo as pessoas que têm tudo, poderão não estar bem. Não podemos lamentar quem não está na mesma situação mas sim, dar-lhes uma mão para os ajudar.
Não há tristeza nenhuma nos lamentos que fazemos mas sim orgulharmo-nos porque admitimos que nem tudo corre bem. Deveremos erguer a cabeça e andar para a frente.
Também eu me fecho entre muralhas para poder pensar e reflectir um pouco, mas depois abro os portões e saio.
Quem diz para todos que tem tudo e mais alguma coisa... acho que é mais da boca para fora e na realidade vive num sonho...
Bjs

Anónimo disse...

Tenho tudo e orgulho-me disso. E não lamento por quem sofre, pois só sofre quem não tem forças para lutar. E se não tem forças para lutar é porque é fraco e eu não tenho pena dos fracos.
Antes de lamentarem deviam de agir, agir para sair da fossa onde se colocaram. E nao dou o meu nome porque simplesmente nao quero.

A vida para além de ti disse...

Corpo e Alma
Obrigada pelo seu comentario. Concordo plenamente. Devemos ajudar e devemos sim aceitar que não estamos bem e saber pedir ajuda. Nem todos tem dinheiro, saude, um bom marido ou boa esposa e filhos dedicados. Nem todos temos uma vida 100% cor de rosa e não acredito que exista alguem plenamente feliz nesta vida. Acredito que a felicidade vem nas pequenas coisas, no saber aproveitar o que a vida nos dá, seja algo de bom ou de mal, pois até com o mau nós aprendemos e tiramos algo de bom.E sinceramente ninguem gosta de sofrer, e de passar por privações.Se pudessemos escolher, todos tinhamos uma vida bem diferente.

A vida para além de ti disse...

Anonimo, creio que é a mesma pessoa, a quem eu já coloquei um comentario.
Sabe uma coisa, se Deus a abençoou com tamanha felicidade, agradeça-lhe por isso. Eu tambem já tive tudo o que hoje vc afirma ter e de um dia para o outro descobri o falso marido que tinha, minha mãe morre por negligencia num hospital, meu pai abandona as filhas para casar novamente e de repente, minha vida perfeita, tal como a sua, vira um pesadelo. Estou a leva-la da melhor forma que sei e que consigo. Nem sempre é facil. Agora a questão é : e se de repente perdesse tudo o que tem? Será que ia ter de facto essa boa disposição e iria dizer apenas, olha aconteceu, que se lixe?! Não e não acredito que não se afundasse tambem na fossa, onde estão todas as pessoas que sofrem. Volto a dizer que deve agradecer a Deus por ter o que tem, embora eu não acredite que os seu dias são todos excelentes e maravilhosos. Mas enfim...
Eu tenho um blog livre e aceito todos os comentários, mas de certa forma vc parece que "goza" com o sofrimento de quem se sente triste. Pois bem, sendo a pessoa de bem, que eu penso que é, deixe o seu comentario, desde que esse seja para edificar algo, não para destruir. Se for para destruir reserve o comentário para si.Obrigada.

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...