quinta-feira, 9 de julho de 2020

As lágrimas de meu pai

Tu falhaste. Trouxeste até ti o demónio. Abriste-lhe a porta e não só o deixas-te entrar, como ainda lhe serviste um jantar digno de um rei. Deste-lhe poder. Entregas-te a tua vida nas suas mãos. Sim, tu falhaste.

Viraste costas ao teu sangue. Viraste costas a uma companheira de uma vida, com quem tudo construíste lado a lado. Viraste costas a quem ainda te ama de verdade e com carinho te chama pai.

Não te conheço mais. Tua mente partiu para o desconhecido e tem dias que não sabes quem és, nem quem somos. Não percebes agora o erro tremendo que cometes-te, assim que mãe morreu. Não percebes que és vitima de alguém que tu mesmo colocaste dentro de tua casa. Uma cobra venenosa.

Acordas todos os dias encharcado em urina e fezes. Dormes sozinho e abandonado num rés do chão. Tua alimentação é deficiente e sem qualquer rigor nutricional. Tomas medicação acima do que deverias, porque segundo tua esposa atual, és agitado e precisas de estar sempre a dormir.

As vezes que já foste parar ao hospital por causa desta duplicação de comprimidos para dormir, foram já mais que muitas e apesar de todos, incluindo os médicos, perceberem o que se está a passar, o demónio que colocaste dentro de tua casa continua a usurpar do poder e confiança que lhe deste para justificar suas atitudes maquiavélicas.

Temos vontade de te tirar deste inferno que tu mesmo te colocaste, mas a lei prende nossos movimentos. Apresentamos queixa de violência doméstica, mas para a lei, só a que envolve porrada e maioritariamente contra a mulher é que tem peso. Tu escolheste assim, diz a policia. Mas tu pai, estás com demência, como te podes defender agora? Como podemos nós, tuas filhas te defender?

Todas as tuas economias, de uma vida, foram roubadas de uma só vez. Essas nunca mais as verás e Deus permita que não precises de dinheiro para algum tratamento ou cirurgia, porque não tens como. Tua esposa roubou tua dignidade e possibilidade de sobrevivência e continua a dizer a todos que o dinheiro também é dela. Não tem honra, carácter ou dignidade. Ainda que fosse verdade, que tipo de pessoa rouba a um doente com demência?

O dinheiro é dela também - dizem os filhos dela. Mas a verdade é que o dinheiro é do meu pai, e o dela, esta confortavelmente depositado numa conta só dela ao qual o meu pai nunca teve acesso. Já o dele, confiou que ela o fosse proteger e ajudar, mas a verdade nua e crua e que ela entrou neste casamento para te destruir e lapidar tudo o que com muito custo, ao longo de uma vida construíste. Existem pessoas assim...

Estás agora sem poder de defesa. Nós também não temos como te ajudar. 
Só nos resta esperar que o tribunal nos ajude e resta-nos limpar tuas lágrimas, que quando tens os teus breves momentos de lucidez, libertas e nos dizes com pesar, pf tirem-me daqui.


1 comentário:

Inês disse...

Parei aqui por engano, mas já não consigo largar.
Uma história de vida como tantas outras. Um despertar de mentes em alguns sentidos e motivacional para outros.
Os trâmites de quem teve seus altos de baixos mas continua em frente, na vida.
Meus parabéns pelo blog e muita força neste período menos bom.
Não desistia de zelar pelo seu pai. A estar com demência precisa mesmo de ajuda.

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...