sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Viver depois de ti

Eu já cá andava antes de ti e por cá ando depois de ti.
Não posso apagar meu passado, nem sequer posso melhorar ou alterar coisas que foram ditas, ou feitas. Meu objetivo, depois que comecei a viver longe de ti, foi ser ainda melhor. Manter minha dignidade, carácter, pois é a única coisa que eu posso controlar. Minha forma de agir, de pensar. Mudar a cada dia para melhor. Ser tolerante, paciente, amável. Ser melhor irmã, amiga, filha, e principalmente mãe. Ser melhor em todas as personagens que dia a dia encarno. E isso eu atingi. Isso eu sou.
Estou orgulhosa do meu caminho. Estou orgulhosa da travessia, que embora dolorosa e sentida, foi superada com sucesso. O sofrimento fez de mim a mulher que hoje sou e eu amo-a, porque aprendi a aceitar, descobri o que de facto queria da vida e que ela não é como se quer, mas como é suposto ser. E por fim libertei-me.
Sei que sabes da minha entrevista na televisão e obviamente seria de esperar muito se tu pudesses vê-la com olhos de ver e perceber e aceitar teus erros, em vez de agir com mais arrogância. Seria pedir-te demasiado que entendesses que tu destruíste algo em mim que jamais voltará, que não se deve fingir amor, nem sequer aproximar-se de um ser humano sem sentir nada por ele e deixar que este se apaixone, na verdade, por uma ilusão. E tu sabias bem quem eras e como eras antes de me conheceres e fingires teu interesse em mim. Terás algum dia consciência do quanto me fizeste sofrer?
Perguntei-me sempre porquê eu? E no fim tive minha resposta. Tinha de ser eu, por ser a ingénua e a menina que construía castelos no ar. A romântica que acreditava no príncipe encantado. Mas sabes uma coisa?! Eu perdoei-te.
E quando perdoei, eu aceitei tudo o que sofri e segui em frente. Dizem que passamos todos por um luto após um divórcio e eu concordo, as etapas são diferentes para todos e eu demorei muito tempo em algumas dessas fases, talvez porque eram aquelas que me magoavam mais, mas independentemente do tempo, eu fui ultrapassando essas etapas, derrubando essas barreiras para chegar onde estou. A felicidade agora é real, porque não vivo mais presa a nenhuma ilusão. A felicidade veio com a aprendizagem do meu sofrimento e com a pequena B, que cresce e se torna a cada dia numa mulher. Já dizem que não parecemos mãe e filha, mas irmãs, pela relação que temos e a cumplicidade única que construímos.
Não sou irrealista por pensar que não voltarei a sofrer na vida, a vida não é fácil e viver em sociedade, no estado em que esta se encontra atualmente, também tem seu peso. Sei que um dia morrerei e só isso em si pressupõe algo de mau que vai acontecer.
Mas estou serena na minha vida e consciente dela. Se a vida me dá limões....
Não sei se lês ou não este blog e sinceramente, é para o lado que durmo melhor. Só iria me preocupar se nele eu tivesse escrito alguma mentira. Mas isso eu não fiz. Em nenhum post, em nenhuma palavra. Escrevi o que sempre senti, o que por maldade me fizeste passar, mas também escrevi sobre minhas vitórias e as coisas que me levaram até onde hoje estou. A verdade é que eu gosto de escrever, porque a vida para além de ti é vive-la a cada dia. Um dia de cada vez e tendo perfeita noção e um alivio, de que tu já não fazes parte dela.


E sabes...?! Eu tenho ainda sonhos para realizar, sonhos esses que estão a minha espera.

8 comentários:

tania disse...

Olá, acabei de ler e desejo -lhe muitas felicidades e que consiga realizar os sonhos que ainda tem. Eu assisti a sua entrevista e li o blog todo. Eu compreendo, tal como muitas mulheres, o seu sofrimento e foi bom para mim ver que alguem conseguiu ultra passar a dor. Confesso que gostava de ler o que escrevia, mas compreendo que tem um dia que termina. Afinal tudo tem um fim. Seja entao feliz. Beijinhos

Leonor disse...

UM grande beijo e muita felicidade é o que lhe desejo. Em tudo o que li neste blog pude me reconhecer. E hoje sei que se conseguiu superar, eu consigo e todos em situações similares conseguem. Devo por isso agradecer-lhe, porque seu exemplo serviu como sucesso para se ultrapassar a dor do fim do casamento ou relação.
Um bem haja.

Anónimo disse...

Um grande beijinho e muitas felicidades. Espero que pelo menos umdia por aqui passe e deixe um post a contar como anda.
Obrigada tambem pelo exemplo que nos deixa. sem duvida um exemplo de sucesso.

Anónimo disse...

A vida é assim. Altos e baixos, amores e desamores. Paixões fortes e marcam e ficam para sempre em nós. Marcadas.
Creio que o mais importante é a travessia. O que ganhou com sua vivencia. O amor que viveu. E ao que parece soube retirar o melhor de tudo.

Anónimo disse...

Aposto que , se seu ex marido le o blog, nunca vai perceber ou achar que lhe fez mal algum. Homens como ele são uns cobardes, uns merdas e jamais aceitam seus erros. Alem disso, se viu a referida reportagem, acho que vai é critica-la, dizer que o pior de si,e confirmar a todos de que VC é que enganava, que nao prestava e bla bla bla...
Minha cara, podia dizer-lhe muitomais, pois nao ha muito tempo, eu fiu mais uma na vida dele. Se quiser falar comigo, deixe aqui seu comentario que eu mando-lhe email com meus contatos.
So quando eu vi a reportagem e liguei a mulher, a historia ao homem é que percebi tudo. Gostava de lhe poder contar tudo um dia. Por mim quero distancia dele. De ez quando ainda falo com ele, mas é tudo superficial, alias como sempre foi. Eu é que sempre achei que era mais do que na verdade era. Acredito cara amiga, ele conta coisas horrorosas de si e sempre que faz qualquer exigencia com relação á sua filha, o que ele sempre comenta é que voce nao tem homem e que anda com falta de sexo. Olhe tenho tanto para lhe dizer que vou mandar email mesmo assim.

Anónimo disse...

Anonimo em cima está ressabiado.
ainda bem que a autora nao veio cá deixa resposta a este anonimo que deve ter peso de consciencia.
vai de reto... que coisa feia.

Anónimo disse...

Ando assim rambem, a sofrer pelo amor de quem nao me ama. Ainda ando eu no meu luto á espera que o sol volte a sorrir para mim...
muitas felicidades é o que lhe desejo.

Amadeu disse...

cara blogueira, volte e conte suas novidades. ja andam a pedir ser retorno e eu junto-em ao grupo. mesmo que nao seja para falar do ex...volte :-)

Lembra-te de mim

Guarda-me nas tuas memórias. Acolhe-me nos teus braços serenos com carinho. Eu sou a estrela que contínua a brilhar alto no céu, e que de ma...